Artigo, Curiosidade Da Língua, Dicas, Textos

A ORIGEM DO INGLÊS

Lucas Soares – 4° Período de Letras – UNEC CARATINGA

Talvez muitos de vocês, em seus longos dias de jornada pela internet, tenham percebido uma particularidade da língua inglesa: a forte presença latina em seu vocabulário. Tal fato não seria uma incógnita, caso o inglês fosse de fato derivada do latim vulgar, como é o português, o francês, o espanhol e outras línguas e dialetos conhecidos, mas o Inglês tem sua origem no germânico, ou seja, teoricamente falando, ele seria mais um primo do alemão do que do português, porém se um brasileiro analisar um texto em inglês, será capaz de reconhecer o radical de algumas palavras, mesmo se o indivíduo for um leigo na língua estrangeira, diferente será se analisar um texto em alemão, provavelmente haverá poucas palavras cabíveis de reconhecimento imediato. Resta então a pergunta, qual o porquê disso?

Entre tantos elementos que se possa citar para responder a questão, é determinante compreender que, provavelmente por proximidade geográfica, a influência cultural e o latim ser o Idioma do império durante a dominação Romana, permitiram o Inglês antigo e o latim não se distanciaram tanto quanto poderiam, o que foi conveniente para que as línguas, apesar de distintas, tivessem um mínimo fio em comum. Mas a influência latina se concretizou apenas durante o domínio francês nas Ilhas Britânicas, durante o reinado de William I, depois de 1066 D.C, que durou mais de três séculos. E neste interino de domínio, seria impossível não ocorrer uma influência massiva da língua dominante, e assim o Inglês antigo primordialmente germânico, aos poucos foi se tornando mais próximo do inglês moderno, com grandes influências francesas em seu vocabulário, apesar de não interferir ativamente nas estruturas centrais do idioma, que continuaram essencialmente germânicas.

Mesmo que o domínio francês tenha acabado e uma hora tenha sido a vez dos Bretões imporem seu domínio sobre o restante do mundo, a influência de uma língua latina em seu vocabulário continuou evidente, sendo passada para o restante do mundo durante os séculos posteriores com as grandes navegações, continuada com a influência cultural de países falantes da língua inglesa e da globalização no mundo contemporâneo.

Compreendemos então o porquê do inglês ser tão latino, mesmo que em sua estrutura, esteja muito mais próximo da língua dos inesquecíveis Alemães do 7×1.

Fontes:

http://m.sergiomaia84.webnode.com.br/products/a%20influ%C3%AAncia%20do%20latim%20e%20do%20franc%C3%AAs%20no%20ingl%C3%AAs/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/influencia-do-latim-latim-influenciou-lingua-inglesa.htm

https://www.google.com/amp/s/www.agatetepe.com.br/a-lingua-inglesa-e-muito-mais-francesa-do-que-pensavamos-por-isso/%3famp


Deixe um comentário